Índice
Conheça os 6 erros mais comuns ao realizar a precificação de serviços
Precificar seus serviços de maneira correta garante maior competitividade e oportunidades dentro do mercado
Para quem tem um pequeno negócio, atrevo-me a dizer que um dos maiores desafios é precificar o que está sendo vendido ao cliente.
E quando falamos em precificação de serviços, a conversa fica ainda mais complicada.
Estamos cansados de ver empresas que vendem serviços a preços que podem não estar errados, mas levam os sócios a uma realidade completamente diferente da que desejam – trabalhar muitas horas por dia e ganhar pouco dinheiro.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para orientar sobre alguns dos principais erros cometidos pelos prestadores de serviços na hora de definir seus preços…
Continue conosco e veja mais sobre o assunto!
Quais os principais erros na precificação de serviços?
São vários os erros que os prestadores de serviços cometem na hora da precificação de suas atividades diárias e isso, certamente, ocasiona em vários impactos negativos.
Abaixo, apresentamos 6 erros comuns que você deve se atentar na hora de precificar. Veja!
Definição de preço baseando-se apenas na concorrência
É claro que não podemos elevar nossos preços muito acima do mercado, e conhecer as taxas competitivas é essencial para o sucesso do nosso negócio.
No entanto, nem sempre é possível visualizar tudo o que acontece do outro lado.
É muito provável que mesmo empresas competindo em nichos semelhantes tenham custos diferentes, ritmo e produtividade diferentes, premissas diferentes.
Tudo isso afeta diretamente o preço de venda.
Portanto, nem sempre é aconselhável comparar a sua realidade com a do seu vizinho. Isso sem falar na possibilidade de ele julgar sem saber seus motivos.
Não considerar os custos de forma geral
Quando analisamos os custos de fazer negócios, alguns são mais óbvios do que outros.
Itens como comissões a vendedores, impostos, aluguel e escrituração…
Até aí tudo bem, dificilmente esquecemos que temos que pagar esses valores todo mês.
Mas, coisas menos comuns como licenças de software, certificados digitais, taxas da prefeitura e assim por diante passam despercebidas.
Mesmo quando se trata de valores que ocorrem todos os anos – isso sem falar nos custos de depreciação dos equipamentos que você utiliza em seu trabalho.
Economizar o valor necessário para substituir itens como computadores, impressoras e até mesmo as frequentes renovações do espaço de trabalho é essencial para a continuidade de alguns negócios.
Portanto, esses custos, mesmo que ocorram apenas no futuro, não podem ser ignorados ao precificar seus serviços.
Não se atentar a possíveis alterações nos custos diretos
Novas vendas vêm com alguns custos. São os chamados custos diretos.
Coisas como comissões de vendas, impostos, brindes para clientes, projetos de terceirização, material impresso distribuído, custos de combustível.
Todos esses são exemplos de custos que tendem a aumentar à medida que os volumes de vendas aumentam.
Se esquecermos em nosso preço que esses custos tendem a subir, o preço que oferecemos está completamente errado.
Esquecer da margem de lucro definida para a realização dos serviços
Pechinchar ainda faz parte da cultura brasileira, então deixo para você decidir se concorda com essa prática.
Uma parte da receita esperada deve cobrir os custos e, se não considerar a margem de lucro, não será possível obter a lucratividade desejada.
Tenha otimismo com relação ao tempo para realização do serviço
Temos uma forte tendência a ser otimistas nos negócios e em muitas situações, e nossa linha do tempo não é diferente.
Acontece que estimar o tempo necessário para completar o serviço oferecido é um passo muito importante na precificação de serviços e produtos.
Considere circunstâncias que sejam relativas às horas trabalhadas, se é mais do que esperava ou não, bem como realização de serviços aos finais de semana, entre outras questões, na hora de definir a precificação.
De certa forma, podemos assegurar que as estimativas de tempo se tornarão cada vez mais precisas à medida que você observar esses números de perto.
Essa é uma forma de ter mais certeza sobre o preço do serviço e também sobre o repasse do preço para o cliente.
Não considerar o investimento realizado para a prestação de serviços
Para que a empresa cresça ou pelo menos acompanhe a evolução do mercado, é necessário um investimento contínuo no negócio.
E se não incluirmos esses investimentos e não os levarmos em consideração na precificação, é muito provável que a empresa nunca tenha dinheiro para investir em si mesma.
Se a empresa não investe em si mesma, estamos falando principalmente em matar a galinha dos ovos de ouro.
Participe de convenções e feiras para acompanhar as últimas tecnologias e tendências do mercado, participar de cursos relacionados à sua área ou até mesmo comprar novos equipamentos.
Basicamente, é o dinheiro que colocamos em um negócio na esperança de atrair clientes ou melhorar os serviços e processos existentes.
Leia alguns artigos que podem ser do seu interesse:
- Controle financeiro: como planejar?
- Black Friday: 5 dicas para se planejar e vender mais
- Ir à falência: saiba como evitar!
Serviços contábeis eficientes para a prestação de serviços
Contar com um time de especialistas que te ajudem a cuidar de cada detalhe de sua rotina, tornando a sua demanda mais tranquila, é crucial para garantir os melhores resultados.
A Expertise Contabilidade, pensando nisso, dispõe de vários serviços de contabilidade a fim de transformar a contabilidade de sua prestadora de serviços mais segura.
Cuidamos de todos os aspectos relacionados a esse setor, enquanto você tem maior tempo para focar na realização de suas atividades e satisfação de seus clientes.
Buscamos as melhores soluções contábeis para o seu negócio, visando evitar crises e proporcionar alternativas que possibilitem a melhor tomada de decisão.
Além disso, ao contar com nossos serviços contábeis, asseguramos algumas vantagens como:
- Planejamento financeiro e tributário;
- Emissão de documentos;
- Folha de pagamento; entre outras.
Nosso principal objetivo é auxiliar empresários a administrar suas empresas com tranquilidade e praticidade, dando todo apoio necessário sobre as complexidades enfrentadas.
Clique aqui para conversar com nossa equipe!